Em respeito a Maria Helena Andrés, 96, uma história triste com final feliz

Dia 28 de agosto, terça-feira, ali pelas 22 horas, no auditório da Cemig, em Belo Horizonte. Terminam as duas horas e pouco de papo com Eduardo Giannetti, no lançamento de seu livro “O Elogio do Vira-Lata”. No saguão, uma luz intensa: a artista plástica Maria Helena Andrés, 96, ao lado de suas filhas. Ela saiu do Retiro das Pedras, onde faziam 14 graus, exclusivamente para ouvir o filósofo e economista belorizontino.

Eu tenho por Maria Helena a admiração que se tem pelos gênios da raça. Atravessou a vida com a maior dignidade, é um espelho e exemplo para gerações de artistas plásticos. Além de minha vizinha no Retiro. Fiz esta foto, todo feliz. Quando terminou, seu rosto enrubesceu, e quis embora rápido. Eu perguntei o que havia acontecido. Ela olhou pra trás. Sabem o lindíssimo mural atrás desta foto? É dela, e está instalado na entrada do auditório da Cemig. Sem falar nada, ela me mostra dois grandes furos e um rasgado imenso no painel. Certamente, estão ali há mais de 10 anos. Vi tristeza e revolta em seus olhos. Me comprometi, na hora, em trabalhar para o restauro.

Na mesma noite, em um jantar na casa de uma amiga, a primeira pessoa que vi foi o secretário de cultura Ângelo Oswaldo. Mostrei as fotos que fiz dos danos ao painel e, na mesma hora, ele deu início aos trâmites de restauração, enviando um email para assessores.

Atendendo ao seu pedido, a Cemig já informou que vai tomar as providências para o restauro o mais rápido possível. Simples assim, como deveria ser, em todos os cantos do Estado e da Cultura. E em respeito à nossa mais importante artista plástica viva, Maria Helena Andrés. Um final feliz, enfim.

Blog ML

MondoLivro Visualizar tudo →

Literatura em Todos os Sentidos, por Afonso Borges

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: