Com Mia Couto, o Fliaraxá 2017 coloca a Lusofonia na pauta

O Curador do @Fliaraxá, @AfonsoBorges fala à Rádio BandNews Belo Horizonte sobre as novidades da sexta edição do Festival Literário que pretende agitar o novembro, em Minas Gerais, com o tema “Língua, Leitura e Utopia”. Ouçam, teclando AQUI. E abaixo, o release oficial do Festival. Vejam as atrações.

Leiam também esta matéria no Publishnews.

VI Festival Literário de Araxá – Fliaraxá 

O Ministério da Cultura e o Circuito CBMM de Cultura apresentam a sexta edição do Fliaraxá – Festival Literário de Araxá – a se realizar entre os dias 15 e 19 de novembro de 2017, quarta a domingo, no Grande Hotel Tauá de Araxá. O evento terá como tema “Língua, Leitura e Utopia” e levará à cidade mineira importantes nomes da literatura lusófona, entre eles, Mia Couto, José Eduardo Agualusa, Gonçalo Tavares, José Luiz Peixoto, Inês Pedrosa e Ondjaki. A eles, vão se somar escritores e escritoras brasileiras, para compor os painéis e programação. O Brasil ocupa a presidência rotativa da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – no biênio 2016-18.

O Fliaraxá tem como patrono o Prêmio Nobel de Literatura José Saramago, que faria 95 anos em 2016 e Mia Couto como Autor Homenageado.

“Esta edição vai consolidar a importância do Festival no cenário literário e cultural do Brasil. Minha ideia é transformar Araxá, durante estes cinco dias, na capital da lusofonia, onde serão acolhidos escritores, atores, músicos e estudiosos da nossa língua. Tudo isso, numa grande sinergia com os nossos autores brasileiros que também estarão na programação tanto adulta, quanto infantil ”, destaca Afonso Borges, idealizador e curador do Fliaraxá.

Todas as atividades têm acesso livre graças à Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura), com o apoio cultural do CBL – Câmara Brasileira do Livro, CML – Câmara Mineira do Livro e do Publishnews. A realização da Associação Cultural Sempre Um Papo.

O VI Fliaraxá dará continuidade às linhas traçadas com sucesso em sua quinta edição: forte presença nas escolas, professores e pais, com interlocução junto ao poder público, na área de educação; uma grande livraria que venderá livros a preços reduzidos; a extensão do Concurso de Redação “Literatura Nas Escolas” aos estudantes do Uniaraxá; programação específica e forte dirigida às crianças e adolescentes para explicar a importância da Lusofonia; exposição sobre o livro “O Lagarto”, escrito por Saramago e ilustrado pelo gravurista pernambucano J. Borges.

Balanço 2016

O V Fliaraxá teve público de 16.732 mil pessoas. Somou 70 convidados, 62 atividades e 11 oficinas. Com lotação máxima em todos os dias, o Teatro Municipal de Araxá recebeu um público superior a 1.800 pessoas, que assistiram os espetáculos Jazz do Coração, Caravana Tonteria, Delírio do Verbo, Auê e Estamira, que integraram a programação do Festival.

Serviço:

VI Festival Literário de Araxá Fliaraxá

Data: 15 a 19 de novembro – quarta-feira a domingo

Local: Grande Hotel Tauá de Araxá – Barreiro – Araxá/MG

Informações: www.fliaraxa.com.br – Facebook, Instagram e Twitter em /fliaraxá

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s