Novo livro de André Trigueiro enfoca soluções para as cidades

No Blog de Afonso Borges, em “O Globo”, texto sobre o novo livro de André Trigueiro, “Cidades e Soluções”. Para acesar, só teclar AQUI.

E abaixo, o texto:

O  que dizer de André Trigueiro? É um ótimo jornalista, boa pinta, fala claro, sabe interpretar os fatos online, de uma maneira cuidadosa e responsável.  Foi, durante anos, âncora na Globonews, e dirige o premiado programa “Cidades e Soluções”. É professor, criador do curso de jornalista ambiental da PUC-Rio, comentarista da Rádio CBN.

Publicou os livros “Mundo Sustentável: Abrindo Espaço na Mídia Para um Planeta em Transformação”, “Mundo Sustentável 2: Novos Rumos Para um Planeta em Crise”, “Espiritualidade e Ecologia” e “Viver é a Melhor Opção: A Prevenção do Suicídio no Brasil e no Mundo”.

Mas é hora de fazer uma pausa e falar um pouco do André. A articulação da sua vocação, traduzida nos livros “Espiritismo e Ecologia” e “Viver é a Melhor Opção” revela uma pessoa preocupada com assuntos muito além do meio ambiente e a extinção dos recursos naturais. Revela uma pessoa preocupada com o que o Leonardo Boff chama de ecologia interior. E este é o cerne da questão da humanidade, hoje. Não existe chance do planeta prosseguir sem o cuidado com o alma, com o outro. Sim, é a base da doutrina espírita. E este é o André Trigueiro. E começando pelo fim: cem por cento dos direitos autorais de seus livros foram cedidos para o CVV – Centro de Valorização da Vida – que completou  50 anos de serviços voluntários às pessoas, no apoio emocional e prevenção ao suicídio.

Agora, sim, o novo livro, onde o apresentador e jornalista aprofunda o conteúdo do programa de televisão, cujo titulo é “Cidades e Soluções” e tem, no seu subtítulo, a chave do segredo: “Como Construir uma Sociedade Sustentável” (Globonews/Editora Leya).  Dono de um extenso conhecimento sobre sustentabilidade, adquirido ao longo de anos de reportagens e estudos, Trigueiro crava o centro de sua análise na vida em cidades. Esta selva de concreto que abriga milhões de pessoas desordenadamente e povoada de desafios urbanísticos e fora de controle. E segue, definitivo: “não há solução para a humanidade que não passe necessariamente pelo ato de repensar as cidades”.

Este “Cidades e Soluções” debate a incapacidade de nosso planeta em suprir as demandas crescentes de recursos naturais colocadas pelos padrões de consumo e desenvolvimento vigentes. mais do que traçar um diagnóstico, André Trigueiro ouve especialistas em diversas áreas para sinalizar rumos e perspectivas com ações concretas, viáveis e inspiradoras. O programa que dá nome ao livro está no ar desde 2007 e revelou-se único no indicativo de soluções autossustentáveis e positivas para o planeta. O livro é dividido em 9 grandes temas, em textos curtos, e divide as reflexões com ideias de autores como Noam Chomsky, Al Gore, Jeffrey Sachs, Vandana Shiva, Muhammad Yunus, Achim Steiner, entre outros. A seção “ecodicas” traz sugestões sustentáveis de fácil aplicação no dia a dia.

André Trigueiro leva aos leitores, com este “Cidades e Soluções” o debate o assunto mais quente da história da humanidade: a vida nas cidades. Para quem duvida, basta lembrar que já está nascendo grama na Antártica.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s