Torcer para o Galo é…

A visão mais deslumbrante que tenho da infância foi aos seis anos, quando entrei no Mineirão lotado, para assistir o Clube Atlético Mineiro (CAM) jogar. Era noite e as luzes intensas do Estádio pareciam mostrar o rosto de cada um dos quase cem mil torcedores. Ali começou o amor pelo Galo. O amor por um clube muito maior que ao esporte. A natureza dos torcedores do meu time é o que mais se assemelha ao amor. A mágoa, a tristeza e a dor sempre são superadas frente a um novo desafio.

A notícia que o Galo lidera o ranking nacional da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) é uma maravilha. Mas só confirma que torcer pelo Galo é mais que uma vitória, apenas uma vitória, ou mesmo vencer um campeonato qualquer.

Ser atleticano é torcer pela camisa com o vento contra, como disse o querido Roberto Drummond. É fazer um sujeito como Ricardo Galuppo, talentoso jornalista, passar boa parte da vida pesquisando para escrever um livro sobre a história do time. É melhorar a cada dia o seu texto por pura paixão, como faz Fred Melo Paiva. É vibrar com a intensidade de um vulcão como pratica Chico Pinheiro. É ser amada e amável, por natureza alvinegra, como Paula Rangel. É torcer letra e música até a raiz da palavra para compor uma música linda para o nosso time, como fizeram Vander Lee e Celso Adolfo.

Ser atleticano, ser torcedor do Galo é saber viver todos os minutos do seu tempo com o coração na garganta, como ensinou o bom Alexandre Kalil, que tem o Galo no sangue, herdado do seu pai, o inesquecível #EliasKalil. Ser atleticano é torcer somente por um time, no mundo: Clube Atlético Mineiro. Uma vez, até morrer. (Afonso Borges)

Uncategorized

MondoLivro Visualizar tudo →

Literatura em Todos os Sentidos, por Afonso Borges

1 comentário Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: