O talento internacional de Isabela Noronha. Mia Couto que o diga.

Aqui, a coluna de @afonsoborges em @OGlobo: http://glo.bo/1VyKRof

Isabela Noronha morou um tempo em Londres, fazendo Mestrado em Criação Literária pela Brunel University. Jornalista de formação, desencavou o tema de seu projeto de conclusão de curso no dia-a-dia da redação: o drama das mulheres que tiveram um filho desaparecido. Com o  “Resta Um”, titulo do projeto, ganhou o Curtis Brown Prize – o que não é pouco: quem ganha passa a ser autor exclusivo de uma das mais prestigiadas agências literárias do mundo, de mesmo nome. E foi imediatamente editada pela Companhia das Letras no auge de seus 30 e poucos anos. Sem esquecer que em 2013 faturou o Prêmio Barco a Vapor, das Edicões SM, com o infantil “Adeus é para Super-Heróis”.

E como Mia Couto entrou nisso?  Isabela é finalista do programa de mentoria The Rolex Mentor and Protégé Arts Initiative. Viajou para Maputo, onde foi entrevistada pelo escritor africano que vai decidir, entre quatro finalistas, quem será o  “pupilo” desta edição. O portenho-brasileiro Julian Fuks também foi classificado. E não é pouco. Os finalistas são indicados de forma independente, por influentes artistas e profissionais que permanecem anônimos. E a escolha é feita apenas via convite. O vencedor recebe 25.000 francos suíços por sua participação no programa, com um adicional de mais 25.000 para criar um novo trabalho de conclusão da Tutoria.  Como se fosse pouco, o escolhido é convidado a passar até seis semanas com seus mentores durante o período de 12 meses, no caso, com Mia Couto, responsável pela área de literatura.

“Resta Um” não é literatura de entretenimento. Conta a história de desespero e angústia de uma professora universitária que procura sua única filha, desaparecida misteriosamente. É boa literatura, como deve ser: densa, enigmática, atraente. E a carreira de Isabela está só começando. Vida longa. A.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s