Lya Luft e a “Paisagem Brasileira”

O subtítulo do livro diz tudo: “dor e amor pelo meu País”. Adianto para vocês o texto da orelha do livro: “uma entre as várias qualidades da pensadora corajosa e independente que é Lya Luft merece ser sobremaneira exaltada neste livro: a inesgotável capacidade de refletir profundamente. Presente, como todos nós, na cena do crime monumental que é este país hoje, ela, como só pouquíssimos, no entanto consegue, sem tirar os pés do chão, descolar-se da perplexidade geral para, mais do que pontificar respostas, levantar questões, provocar dúvidas, estimular desconfortos.

Este “Paisagem brasileira” teve em sua gênese um título provisório, proposto pela própria Lya, cujo resgate como subtítulo não veio à toa: “dor e amor pelo meu país”. Observadora crítica e original, de olhar o mais arguto à realidade, ao mesmo tempo cultora de prosa que é o próprio afeto, e que, portanto, não prescinde do sofrimento, quem acompanha a carreira literária de Lya Luft sabe que o Brasil é – sempre foi – seu tema, seu assunto, seu interesse. Sabe também que ela nunca fugiu do enfrentamento.

Coerente com o que tem sido uma das batalhas diárias da autora, este “Paisagem brasileira” – ensaio inédito que Lya engenhosamente chama de “uma crônica do espanto” – tem como norte a educação. A falta de educação. Não apenas a pública, a das escolas, mas também, e sobretudo, a de dentro de casa, a das famílias, a dos lares do Brasil. Lya Luft não tem medo de quebrar o gesso do politicamente correto. Destrincha a falência da noção de autoridade entre nós; investiga a cultura do desvio, do desmando, a ideia influente de que direitos não pressupõe igualmente deveres; e traz para o centro da discussão acerca da miséria deste país a verdadeira crise da nação brasileira: a moral.”

Em breve, Lya estará em Belo Horizonte para lançar seu livro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s