BH Cidade que mais lê no Brasil. Na pauta, “Ler é Viver” e “Leve Um Livro”

Rodapé_MondoLivro - Boletim literário na Rádio CBN

Continuo, feliz, informando as boas iniciativas de incentivo à leitura que fizeram de Belo Horizonte a cidade que mais se lê no País.

O Instituto Gil Nogueira criou, há oito anos, o projeto “Ler é Viver”, inscrito nas leis federal e estadual de incentivo à Cultura. Atua em 30 escolas públicas do Estado, colocando a meninada do ensino fundamental para ler, com o auxílio luxuoso dos professores. Todo semestre são distribuídos 50 obras infantis para cada turma destas escolas, atingindo cerca de 30 mil alunos, segundo estatísticas do próprio Instituto. Aí os professores estimulam redações e interpretações de texto. Ao final do semestre, uma equipe do Instituto Gil Nogueira avalia os alunos e os que mais leem recebem premiações. O resultado deste semestre já está pronto e vai ser divulgado agora, no dia 26 de junho.

E o esquema é bem legal: A premiação é feita por categorias: aqueles que tiverem bom rendimento de leitura e interpretação de 8 a 24 livros são classificados na categoria bronze. Os que tiverem rendimento de 25 a 39 livros, prata. E aqueles que atingirem a marca de 40 a 50 livros lidos, recebem classificação ouro. E ainda as crianças que lerem e interpretarem os 50 livros, recebem uma medalha de campeão de leitura. Portanto, meninada, vamos ler 50 livros!! E parabéns à Patrícia Nogueira, gestora do Instituto Gil Nogueira, pela iniciativa. Mais informações no site ign.org.br

Palmas também para a escritora Ana Elisa Ribeiro, que toca, junto com a Fundação Municipal de Cultura o projeto “Leve Um Livro”. É simples: os coordenadores convidaram 24 poetas de todo o Brasil para publicar um livro com dois poetas por mês, ao longo do ano, em edições exclusivas. Os livros, com a tiragem maravilhosa de 5.000 exemplares, são distribuídos gratuitamente, em 20 pontos de Belo Horizonte. E a boa notícia: não é devezemquandário, uma brincadeira que a gente faz quando a revista, ou jornal, não tem periodicidade, sai de vez em quando. Segundo Ana Elisa, sai religiosamente, todo mês, já está no número 14 e tem muitos anos garantidos pela frente. Portanto, parabéns! Mais informações no site leveumlivro.com.br

Minha indicação de hoje é um livro que ainda não li. Chama-se “Xadrez”, é de Ana Elisa Ribeiro e será lançado neste sábado, dia 20, às 11h, na Livraria Scriptum. Vou estar lá!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s