Sobre Dengue e a Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo

Todo dia fico sabendo que uma pessoa conhecida pegou Dengue em Belo Horizonte. E como se pega Dengue? Vem um mosquito, inofensivo, invisível, pica e transmite. Vem a doença e te deixa na cama durante dias, sofrendo de dores que não tem remédio. É sobre estas dores que não tem remédio que o Mondo Livro faz referência à Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, Rio Grande do Sul.

Há 34 anos anos, o Brasil vive, em Passo Fundo, uma experiência explosiva de incentivo à leitura. Tania Rosling coloca mais de cinco mil pessoas por evento para ouvir escritores. Mas antes, eles lêem as suas obras, estudam e se preparam para aquele momento único. Este ano, a reitoria da Universidade de Passo Fundo, onde o encontro é realizado, avisou que não há recursos para esta edição.

Fabrício Carpinejar, querido poeta locomotiva e trator, acha que as coisas são mais fáceis quando são impossíveis. E como é impossível acabar com a Dengue no Brasil, lançou uma campanha nacional de financiamento coletivo para que todos possam ajudar. Ajuda financeira, mesmo – tem que se arrecadar 405 mil reais em quarenta e cinco dias. Impossível? Sim, por isso, vamos fazer. E nem é hora de fazer comparações com outros casos nababescos. É simples, como disse Carpinejar: “Tradição demora para se consolidar, não pode desaparecer sem a nossa resistência”.

A Jornada Literária de Passo Fundo não pode parar de se realizar nunca. Depois que Tania desencarnar, a Universidade tem que continuar tocando. A comparação com a Dengue é grosseira, eu sei. Mas a dor no corpo que a Dengue provoca não tem remédio. E a epidemia que já é uma realidade no Brasil, parece, também, que não tem remédio. Por isso, todos convocados para a guerra: não vamos deixar a Jornada acabar. Nem este ano, nem nunca. Porque mosquito morde sem a gente perceber. Mas um festival como este, não.  A mordida da ignorância tem caninos finos e sugam o sangue da inteligência da gente, a olhos vistos. Ajudem a Jornada a continuar. Para participar, click aqui.

Rodapé_MondoLivro - Boletim literário na Rádio CBN

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s