Livros de colorir são livros de não-ficção ou o quê?

Os livros para colorir estão provocando a ira dos editores de livros convencionais. Tudo porque os jornais e revistas segmentam as listas de mais vendidos em ficção e não-ficção. E como estes livros viraram uma febre nacional, e as listas são construídas de forma quantitativa, o que acontece? Nove entre dez livros, no semento não-ficção, são… livros de colorir.

Aí vem a polêmica: livros de colorir não não livros de leitura, portanto, devem ser classificados como livros de não-ficção?Carlos Andreazza, editor da Record, lançou uma provocação, na coluna do Ancelmo Góis, em O Globo. “Com os livros de colorir, vivemos o triunfo total da não-leitura”. É uma boa provocação, Andreazza. Mas é só provocação, claro. O maior site de notícias literárias, o Publisnews, do bom Carlo Carrenho, é um bom exemplo. Ali, nove em dez livros da lista de não-ficção são de colorir.

Qual a minha sugestão? A lista é separada em Geral, Fição, não-ficção, infatojuvenil, auto-ajuda e negócios. Vamos criar um novo segmento, chamado “Diversão”. Porque os livros de colorir não são livros de não-ficção. São livros de entretenimento, como as palavras cruzadas. Falando nisso, se as palavra cruzadas fossem livros, e entrassem nas listas, nunca sairiam. Sobre o fenômeno dos livros de colorir, já li de tudo: os psicanalistas e médicos dizem que são ótimos para concentração, os esotéricos, que são bons para meditação, os professores dizem que são bons para jogar fora e enquanto isso, A Sextante, Autêntica e outros que pegaram a onda no seu melhor momento estão rachando de vender.

Mas Andreazza tem razão em uma coisa: as listas dos mais vendidos são importantes para alavancar a venda de livros. E os livros de colorir estão ocupando espaço de importantes livros de não ficção, como, por exemplo, o maravilhoso livro de Heloisa Starling e Lilia Schwarcz, “Brasil, Uma Biografia” que, certamente, estaria em primeiro lugar.

No mais, vou descer porque esqueci no carro o livro “Floresta Encantada” que a minha filha pequena está colorindo. E ela não pára de buzinar no meu ouvido.

Rodapé_MondoLivro - Boletim literário na Rádio CBN

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s