Sobre Marco Nanini e o domínio do texto

“A palavra é meu domínio sobre o mundo”. Esta frase, de Clarice Lispector, pintada no chão, na frente da porta da Biblioteca do Sesiminas, encerrou bem a apresentação de Marco Nanini, no último final de semana. O espetáculo “Beije Minha Lápide”, com texto de Jô Bilac, vai ficar cravado na memória do público mineiro. A palavra, carregada de sentido, inteligência e sensibilidade, ganha contornos próprios na interpretação de Marco Nanini.

Já conversei muito com o Marco sobre a sua forma de decorar o texto. O caso dele é único. Ele não decora, incorpora. A palavra passa a fazer parte de um todo, integral e possesso. Sabem como ele faz? Escreve, com canetas distintas, por cima da letra. Reescreve o texto, letra por letra, até o discurso se tornar curso da vida, história contada pela primeira vez. A gente sente, com Marco Nanini, a tal inteireza que Fernando Pessoa pede em seus poemas. Não há um gesto impensado, uma fala gratuita, um gracejo impensado. Nanini não cede à tentação da palavra que produz impacto no público, e leva à improvisação. O ritmo é o que ele estabelece. A platéia segue a mágica do texto gravado no corpo e na voz.

O espetáculo “Beije a Minha Lápide” fala do universo do irlândes Oscal Wilde, dono de frases temidas e surpreendentes. Um recorte de sua vida, quando ficou preso durante dois anos e produziu uma de suas obras-primas, o livro “De Profundis”. A cela é um cubo transparente de luz, sombra e projeções. A alma de Nanini se mistura, cenicamente, ao conturbado mundo de Wilde. E o autor Jô Bilac faz um leitura brasileira, autêntica, genuína, de um dos mais importantes e polêmicos autores da literatura francesa e mundial.

Mas vale a surpresa na saída, com nossa Clarice dizendo, lá da eternidade: “A palavra é meu domínio sobre o mundo”. Sim, Oscar Wilde que o diga, Clarice. Na interpretação de Marco Nanini, então… nem se fala. Ou nem se escreva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s